“Vamos criar o Centro de Especialidades Médicas e implantar prontuário eletrônico em toda rede municipal”, afirma Maguito

Neste sábado, 03, o candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, afirmou que se for eleito vai criar o Centro de Especialidades Médicas e instituir o prontuário eletrônico em toda rede municipal, reforçando também as equipes do Programa Saúde da Família (PSF).

“O Centro de Especialidades Médicas será muito importante. Quando você vai a um posto de saúde, geralmente é atendido por um clínico geral ou pediatra, que avalia a necessidade ou não de encaminhar a um especialista em alguma outra unidade. O Centro Especialidades já vai cuidar diretamente do nosso problema, com especialistas em diversas áreas, facilitando o atendimento”, declarou Maguito durante evento de campanha no Setor Jaó organizado pelo vereador Anselmo Pereira (MDB), candidato à reeleição.

Maguito também disse sobre a sua proposta de criar uma plataforma de saúde que contará com os prontuários armazenados de forma eletrônica, permitindo aos médicos ter o histórico dos pacientes, como exames e diagnósticos anteriores. Desta forma é possibilitado tratamentos mais assertivos e economiza ao reduzir procedimentos já realizados anteriormente. “O prontuário eletrônico, conectando remotamente médicos e unidades da rede, será uma revolução na nossa saúde e é um dos primeiros compromissos que assumi”, afirmou o candidato.

Maguito falou sobre a importância de investir na prevenção para cuidar da saúde da população. “Outra coisa importante é prevenção. É muito mais barato e as pessoas sofrem muito menos. Quando se descobre a doença e ela já está instalada, é um problema, porque o tratamento é mais difícil”, observou o emedebista. Maguito se citou como exemplo. “Eu, por exemplo, faço exame preventivo de câncer a cada seis meses. Porque se eu descobrir logo no início a doença, a chance de cura é muito maior. E queremos que as pessoas tenham a facilidade de também realizarem esses exames com frequência, não só de câncer, mas também de diabetes e outras doenças traiçoeiras”, declarou.

Decano da Câmara de Goiânia, Anselmo Pereira defendeu a candidatura de Maguito Vilela, citando suas gestões como governador e prefeito de Aparecida. “Maguito é a diferença entre quem realmente sabe administrar e quem se aventura em administrar. É uma pessoa que tem a competência e a firmeza necessários para cuidar da nossa cidade e das pessoas”, destacou o vereador.

Depois do evento, o candidato percorreu as ruas do Jardim Nova Esperança e do Finsocial como parte da ação Maguito nos Bairros.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp