O candidato à prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso (PSD) apresentou como uma das suas principais proposta o projeto de levar o Programa Saúde da Família (PSF) mas áreas necessitadas com 100% de cobertura, no primeiro ano.
“Vamos fazer uma saúde pública de qualidade, moderna e pronta os desafios que temos pela frente, valorizando os profissionais e as parcerias”, afirma.
O programa foi implantado em 1994, e pode ser conhecido como Estratégia da Saúde da Família (ESF). O principal objetivo é a atenção básica e reorientação do modelo assistencial buscando melhorar os indicadores da saúde. O PSF busca também a melhora na qualidade de vida e intervenção nos fatores de risco, como tabagismo e falta de atividade física.
A proposta de Vanderlan é que seja implantada, na saúde básica e preventiva, o programa remédio em casa. Sendo este destinado a pacientes com doenças crônicas que precisam de medicamentos de uso contínuo.
“O que nós queremos para Goiânia é desenvolvimento, sem deixar ninguém para trás. E para isso, a saúde pública precisa funcionar muito bem, da assistência básica à alta complexidade”, declarou o candidato, que esteve presente na Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) acompanhado do vice, Wilder Morais (PSC). Durante a visita, ele pediu que a associação trabalhe junto com a gestão se ele for eleito.
O candidato apresentou outras ações para a gestão da capital. “Um exemplo é a ampliação da nossa capacidade de realização de exames tendo, além da estrutura já existente na rede pública, a compra de exames adicionais em equipamentos da rede privada”, finaliza.
Foto: Divulgação