Estudo aponta que Goiás está entre os três estados brasileiros que mais reduziram crimes violentos em 2020

Nesta segunda-feira, 19, Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por meio da publicação do Anuário de Segurança Pública de 2020, divulgou um estudo que aponta que Goiás é um dos três estados do Brasil que mais reduziu número de roubos no primeiro semestre de 2020, quando comparado com igual período do ano passado.

Segundo a pesquisa,  a média nacional dos registros de roubos, incluindo todos os tipos, teve uma redução de 24,2% nos seis primeiros meses de 2020, sendo os três locais com maiores redução registradas o Santo (-44,1%), Amapá (-43,8%) e Goiás (-42,3%). 

O levantamento também aponta que Goiás está entre os três estados que que mais diminuíram os indicadores de homicídio, comparando o primeiro semestre de 2020 com de 2019. A queda representa 16,6%, indo contra a média nacional que é de 8,3% no número deste tipo de crime. Em relação aos latrocínios a diminuição representa 37,1%.

O Anuário de Segurança Pública de 2020 apresenta ainda que Goiás é o segundo Estado que mais reduziu roubo de veículos, atrás do Amapá. A queda registrada foi de 38,4% nos casos. O estudo acrescenta que Goiás está entre os seis estados brasileiros que mais apreenderam armas de fogo no primeiro semestre de 2020.

Foto: Divulgação

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp