MPE orienta prefeito de Guapó a interromper a distribuição de bens

O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou ao prefeito de Guapó, Colemar Cardoso de Queiroz, a interrupção, no ano de 2020, procedimentos que caracterizem em distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da administração pública, sendo exceção nos casos de calamidade pública, estado de emergência ou programas autorizados em lei e que já estão em execução orçamentária no exercício anterior.

O promotor da 56ª Zona Eleitoral, Wesley Marques Branquinho, determinou um prazo de 24 horas para que o gestor informe do acatamento ou não da orientação, sendo justificada, inclusive sobre a retirada e a suspensão do procedimento de transferência de propriedade imóvel público específico, registrada no 1° Tabelionato de Notas de Guapó. 

Se a decisão não for acatada ou atendida, serão adotadas as medidas judiciais pertinentes para impor medidas de cessação de atos que podem ser caracterizados como conduta vedada e causar desequilíbrio eleitoral.

O promotor eleitoral informa que foram iniciadas ações preventivas para evitar o desequilíbrio durante as eleições 2020 no município de Guapó, ante pretensão de transferência de propriedade de imóveis públicos, em procedimento de reurbanização social, a pessoas carentes, apesar da legislação conceder um prazo para a ação até o ano de 2024.

Wesley Branquinho, buscando prevenir a conduta vedada em lei de fazer ou permitir uso promocional em favor de candidato, partido político ou coligação, de distribuição gratuita de bens e serviços de caráter social custeados ou subvencionados pelo poder público, instaurou procedimento preparatório eleitoral para acompanhar e fiscalizar ações previstas na Lei Municipal n° 525/2012, alterada pela Lei Municipal n° 753/2020, durante este ano.

O promotor eleitoral explica que, desde 2012, a primeira norma permitiu a doação de imóveis públicos para habitação a beneficiários especificados, que em 2020 a lei foi modificada e ampliou o prazo de registro de propriedade até 2024. “Logo, a mudança de propriedade de imóveis públicos aos beneficiários no ano eleitoral poderá caracterizar a distribuição gratuita de benefícios, proporcionando vantagem da imagem positiva do prefeito ou candidato, acarretando desigualdade de oportunidades no pleito”, pontua Wesley Branquinho.

Foto: Reprodução

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Confira o que abre e o que fecha no período de Natal e Ano Novo

A Prefeitura de Goiânia informa o funcionamento das repartições públicas e oferta de serviços à população na semana do Natal e Ano Novo. Decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM) institui ponto facultativo nos dias 23, 24, 30 e 31 de dezembro, em virtude do feriado do Natal e do Ano Novo, respectivamente.

O documento não se aplica aos órgãos e entidades da administração pública municipal que, por sua natureza, exijam plantão permanente. Desta forma, serão mantidos todos os serviços de urgência, emergência e os essenciais à população, como salas de vacinação, serviços de limpeza urbana, assistência às mulheres vítimas de violência e ações de fiscalização.

Os casos de urgência e emergência serão atendidos nas 15 unidades de saúde que funcionam 24h, conforme a classificação de risco. A lista completa de unidades de atendimento para pediatria e adultos está disponível no link.

Para emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192. Estarão abertas as seguintes salas de vacinação, das 8h às 17h: Centro Municipal de Vacianção (CMV), Ciams Urias Magalhães, Ciams Dr Domingos Viggiano e Ciams Novo Horizonte.

A Comurg mantém o funcionamento das operações essenciais de limpeza, como varrição, roçagem, poda de árvores, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 9855-8555.

Centro de Zoonoses
O Centro de Zoonoses estará de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130, caso sejam avistados animais agressivos. Em caso de mordida, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

Atende Fácil
As unidades do Atende Fácil estarão fechadas nos dias 23, 24, 25, 30, 31 e 1º de janeiro.

Atendimento às mulheres vítimas de violência

O funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, não será afetado. A casa opera 24 horas por dia, com encaminhamento realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).

Assistência Social
As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) realizarão busca ativa 24 horas. A Central de Óbitos de Goiânia também funcionará durante todo o período.

Guarda Municipal
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) funcionará normalmente, e a população pode entrar em contato pelo telefone 153 em caso de ocorrências.

Lazer
Na semana do Natal, o Mutirama seguirá seu calendário normalmente. As atividades do parque começam na quinta-feira, dia 26 de dezembro, funcionando até o domingo, 29, em seus horários habituais das 10h até às 16h.

Assim como no Natal, o Ano Novo não afetará as atividades do Mutirama. Após o feriado do dia 1⁰, na quarta-feira, o parque abre suas portas na quinta, 02, e segue funcionando normalmente até domingo, começando o ano de 2025.

Já o Parque Zoológico sofrerá pequenas mudanças no seu calendário. Na semana do Natal, o parque só abrirá de quinta a domingo. Portanto, na quarta-feira, 25, o zoológico não estará aberto, retornando suas atividades normais na quinta, 26, às 8h30, fechando sua bilheteria às 16h00. No ano novo, o Zoológico não funcionará na quarta-feira (1⁰ de janeiro), e retorna com seu calendário normal na quinta, 02.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp