Nesta sexta-feira, 24, o presidente Jair Bolsonaro participou de cerimônia em que a Força Aérea Brasileira (FAB) apresentou a aeronave F-39E Gripen, na Base Aérea de Brasília. Essa é a primeira das 36 36 aeronaves do contrato firmado, em 2014, com a fabricante sueca Saab para renovar a frota brasileira.
O Brasil possui atualmente, majoritariamente, caças americanos F-5, fabricados na década de 1970. Os operadores são em esquadrões, distribuídos nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
As aeronaves devem começar a operar no final de 2021. O investimento da FAB é de R$ 24 bilhões, em valores atualizados, com financiamento de 25 anos. Seguindo o cronograma de pagamento e de produção, em 2026, todas as unidades estarão na Base Aérea de Anápolis (GO).
O evento desta sexta-feira foi em homenagem ao dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A data escolhida comemora os 114 anos do primeiro voo do 14-Bis, que ocorreu em 1906, em Paris, comandado por Alberto Santos-Dumont.
Protagonista de desentendimento público em rede nacional, os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, estavam presentes no evento. Durante a cerimônia, Bolsonaro abraçou Salles enquanto Ramos permanecia ao lado dos dois.
Foto: julio Nascimento/PR