Passe Livre Estudantil será ampliado para Anápolis e Rio Verde

Mais dois municípios serão incluídos no Programa Passe Livre Estudantil (PLE), Anápolis e Rio Verde. O Governo de Goiás está investindo em novas ações para o PLE como forma de colaborar para garantir a educação para todos e reduzir a evasão escolar. Nesta quinta-feira (09), às 11 horas, no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, será assinado o projeto de lei a ser encaminhado para a Assembleia Legislativa propondo a expansão do programa para os dois novos municípios. Também serão entregues os primeiros cartões aos estudantes beneficiados este ano.

De acordo com Leonardo Felipe, Superintendente da Juventude, a estrutura de tecnologia da informação e as empresas do transporte coletivo já estão preparadas para começar a liberar o Passe livre para 7 mil alunos de Rio Verde e 15 mil de Anápolis.

Outra novidade a ser anunciada no evento será a oferta do curso Crescendo e Empreendendo aos alunos do Ensino Médio que têm o Passe Livre. O curso será ministrado para 25 mil estudantes das cidades que compõem o sistema de transporte da rede metropolitana, destes, 9.952 de Goiânia e será certificado pelo Sebrae. O PLE passa a ser o único do País que vincula o benefício à capacitação empreendedora.

ABRANGÊNCIA
Atualmente, o PLE é válido para todos os municípios que compõem o sistema integrado de transporte da Rede Metropolitana, como Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianira, Goianápolis, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade. São cerca 60 mil estudantes beneficiados.

Neste ano, a Secretaria de Governo está cadastrando e recadastrando os beneficiários do programa até o dia 31 de março. O cadastramento teve início no dia 23 de janeiro e até agora já foi registrada uma procura de 25.919 estudantes pelo benefício, incluindo universitários. O Passe Livre Estudantil, lançado em 2013, atende todo estudante da Região Metropolitana de Goiânia que estiver regularmente matriculado, seja na rede pública ou particular. Eles têm o direito a duas passagens gratuitas por dia e até 48 por mês.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp