O governo do estado de Goiás está em processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde para realizar transplantes de pâncreas e pâncreas-rim. Com a autorização, Goiás se tornaria o primeiro do Centro-Oeste a promover este tipo de cirurgia, bastante comum entre pacientes com diabete tipo 1.
A Secretaria Estadual de Saúde espera iniciar a nova modalidade de transplante já em 2021. Em primeiro momento, as cirurgias aconteceriam no Hospital Estadual Geral de Goiânia, Dr. Alberto Rassi, conhecido como HGG, que é referência como o quinto maior transplantador renal do país.
No hospital, onde os procedimentos já acontecem, todo o trabalho é feito por duas equipes especializadas, autorizadas pelo ministério. No pedido, a SES-GO pede o aval para a ativação de mais três equipes multiprofissionais do HGG.
Dados do Ministério da Saúde apontam que o Brasil possui atualmente 57 pessoas na fila de espera para transplante exclusivo do pâncreas, enquanto outras 445 aguardam a modalidade simultânea (pâncreas e rim).