Na noite desta quinta-feira, 05, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que a Polícia Federal (PF) já identificou o hacker que invadiu computadores do Superior Tribunal de Justiça (STJ), bloqueando a base de dados dos processos em andamento e paralisando os trabalhos até a próxima semana. Bolsonaro elogiou a atuação da PF e zombou os hackers.
“[Sobre o] Hackeamento do acervo do STJ: alguém entrou, pegou tudo, guardou e pediu resgate. É o Brasil. A PF entrou em ação imediatamente, tive informações do diretor-geral da PF [Rolando Alexandre de Souza]. Já descobriram quem é o hackeador. O cara hackeou e não conseguiu ficar duas horas escondido?”, declarou o presidente durante sua live semanal.
O inquérito policial instaurado hoje, 05, apura a invasão dos computadores do STJ, investiga uma possível relação entre o ataque e outros dois problemas que atingiram os sistemas oficiais do Ministério da Saúde e da Secretaria de Economia do Distrito Federal. A investigação foi aberta a pedido do presidente do STJ, Humberto Martins.