No Macapá população enfrenta filas para pegar comida

Sem energia elétrica há mais de dois dias, moradores de Macapá, Amapá, estão enfrentando filas em busca de de água potável, alimentos, tomadas e combustível. O fornecimento de luz está suspenso em alguns bairros da capital do Amapá e com rodízio em outros. O problema acontece em outros municípios do estado. 

Na noite de terça-feira, 03, um incêndio em uma subestação interrompeu o fornecimento de energia elétrica em 13 das 16 cidades do Amapá, incluindo na capital. O acidente atingiu cerca de 89% da população do estado, aproximadamente, 800 mil pessoas.

Em entrevista à coluna de Carla Araújo no UOL na manhã de hoje, 06,, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que está trabalhando para restabelecer ainda hoje parte da distribuição, mas não declarou uma previsão exata. 

O governador do Amapá, Waldez Góes (PDT), decretou emergência por causa do apagão e anunciou a criação de um plano de emergência. Um dos objetivos é contratar mais rapidamente serviços de distribuição de água. O documento é válido por 90 dias.

Imagem: Arquivo pessoal/Heluana Quintas

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp