Caiado edita decreto que agiliza pagamentos do estado a pequenos credores

Por meio de decreto, n° 9.744, publicado nesta quarta-feira, dia 11, no Diário Oficial, o governador Ronaldo Caiado garantiu maior rapidez na quitação de débitos de até R$ 100 mil a pequenos credores do estado de Goiás.

A nova regra altera o regulamento da ordem cronológica de pagamentos estaduais e amplia o limite do valor a ser recebido, que anteriormente era de R$ 17,6 mil.

O decreto também permite a renegociação de débitos relativos a restos a pagar até 2019 e exercícios anteriores entre credores e o estado, com descontos de 20% e pagamentos em até seis meses.

A renegociação é positiva tanto para o credor, que tem garantia do pagamento da dívida antiga, quanto para o Tesouro, que reduz o seu endividamento. Casos omissos serão decididos pela Câmara de Gestão Fiscal e competirá à Secretaria de Estado da Economia a edição de atos regulamentares sobre o decreto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp