Data venia: Regime de trabalho dos médicos legistas

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado de Goiás (SSP-GO) deverá voltar a cobrar jornada de trabalho de quatro horas diárias dos médicos legistas da Superintendência de Polícia Técnico-Científica do Estado de Goiás. Ela havia sido modificada para oito horas por ato do então secretário da SSP, José Eliton, com base no Despacho nº 0106/2017/SSP. A decisão, unânime, é da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), tendo como relator, o desembargador Carlos Alberto França.

Transporte para idosos em Goianésia

A empresa Viação Cunha Ltda. (Vicunha), responsável pelo serviço de transporte coletivo de Goianésia, terá de regularizar a situação da tarifa para pessoas a partir de 60 anos, garantindo a gratuidade ou meia passagem. A determinação foi feita em decisão judicial, que acolheu pedido de tutela de urgência feito pelo promotor Antônio de Pádua Freitas Júnior. A juíza Ana Paula de Lima Castro entendeu, porém, que as justificativas acerca da questão financeira são insuficientes para negar a gratuidade do serviço.

Expediente no TRT/GO

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região não vai suspender o funcionamento de suas atividades nesta sexta-feira (28/04) em razão da paralisação nacional anunciada para esse dia. O desembargador-presidente Breno Medeiros, disse que “em que pese o respeito à convicção pessoal de cada magistrado ou servidor, entendo que a adesão do TRT18 à paralisação programada para a sexta-feira significaria, em ultima análise, o apoio institucional desta Corte a um movimento que não é do Poder Judiciário”.

Central Integrada de Alternativas Penais de Goiânia

A Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, por meio da Superintendência Executiva de Administração Penitenciária, inaugurou a Central Integrada de Alternativas Penais de Goiânia e Região Metropolitana, primeira do Governo do Estado, instituída a partir das diretrizes para a política de alternativas penais definidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. A unidade será a responsável pela gestão e fiscalização do cumprimento das penas alternativas restritivas de direito

Visita de animais de estimação em hospitais

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás aprovou, em primeira fase de votação,  durante sessão plenária desta quarta-feira, 26, o projeto de lei n°709/17, de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que visa a regulamentação da visita de animais domésticos e de estimação em hospitais da rede pública e privada, contratados e conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no âmbito do Estado de Goiás.

Eleição para juiz no CNMP

O Pleno do Superior Tribunal de Justiça decidiu adiar a eleição do nome que será indicado à vaga reservada a juiz no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A eleição está prevista para o próximo dia 3 de maio, às 18h30. A escolha do magistrado será feita por meio de votação secreta, sendo indicado aquele que obtiver a maioria absoluta de votos dos ministros que compõem o Pleno

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Policial Militar é indiciado por homicídio doloso após atirar em estudante de medicina

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) confirmou que as câmeras corporais registraram a ocorrência. O autor do disparo e o segundo policial militar que participou da abordagem prestaram depoimento e permanecerão afastados das atividades operacionais até a conclusão das apurações. A investigação abrange toda a conduta dos agentes envolvidos, e as imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos conduzidos pela Corregedoria da Polícia Militar e pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
 
O governador Tarcísio de Freitas, de São Paulo, lamentou a morte de Marco Aurélio por meio de rede social. “Essa não é a conduta que a polícia do Estado de São Paulo deve ter com nenhum cidadão, sob nenhuma circunstância. A Polícia Militar é uma instituição de quase 200 anos, e a polícia mais preparada do país, e está nas ruas para proteger. Abusos nunca vão ser tolerados e serão severamente punidos,” disse o governador.
 
O ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva, avalia que há um retrocesso em todas as áreas da segurança pública no estado. Segundo ele, discursos de autoridades que validam uma polícia mais letal, o enfraquecimento dos organismos de controle interno da tropa e a descaracterização da política de câmeras corporais são alguns dos elementos que impactam negativamente a segurança no estado. O número de pessoas mortas por policiais militares em serviço aumentou 84,3% este ano, de janeiro a novembro, na comparação com o mesmo período do ano passado, subindo de 313 para 577 vítimas fatais, segundo dados divulgados pelo Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP) até 17 de novembro.
 
O Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública e Controle Externo da Atividade Policial (Gaesp) do MPSP faz o controle externo da atividade policial e divulga dados decorrentes de intervenção policial. As informações são repassadas diretamente pelas polícias civil e militar à promotoria, conforme determinações legais e resolução da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP).

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos