Vilmar Kalunga é o primeiro prefeito quilombola de Cavalcante, em Goiás

Vilmar Souza Costa (PSB), conhecido como Vilmar Kalunga, venceu as eleições na cidade de Cavalcante, com 35,95% dos votos, o que corresponde a 1.959 votos. Com isso, ele se torna o primeiro prefeito quilombola da cidade.

O socialista nasceu no Vão do Moleque, localizado no Quilombo Kalunga – a maior comunidade de remanescentes de quilombolas do Brasil. Ele foi presidente da associação que representa os moradores do território e se tornou conhecido após atuar pela demarcação de terras na região.

Além disso, Vilmar Kalunga é formado em educação no campo e tem pós-graduação em ciências da natureza e matemática.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos