Goiânia tem novas flexibilizações durante a pandemia

Nesta segunda-feira, 23, em reunião, o Centro de Operações em Emergência de Goiânia (Coe), deliberou maior flexibilização de circulações de pessoas durante a pandemia da Covid-19. Entre as novas liberações está a presença de maiores de 60 anos em igrejas e templos. A entidade também liberou a presença de menores de 12 anos em Shopping Centers, seguindo uma liminar que já permitia o acesso.

O Coe também decidiu pela abertura das brinquedotecas e shoppings. Porém, os estabelecimentos devem seguir os mesmos protocolos adotados na liberação do funcionamento de locais similares em bares e restaurantes.

Outra novidade foi a reabertura e permissão para uso dos vestiários em academias. As pessoas que não forem usar o chuveiro devem usar máscara durante a permanência no local.

O órgão manteve o veto ao funcionamento das salas de cinema. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), os integrantes do Coe entenderam que os aspectos epidemiológicos e sanitários do momento não são favoráveis.

As decisões do Coe passam a valer apenas depois da publicação de um decreto assinado pelo Prefeito Íris Rezende (MDB). A SMS acrescentou que também é necessária a publicação dos protocolos específicos para cada situação. Segundo a pasta, eles devem ficar prontos até a próxima quinta-feira, 26.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp