MP Eleitoral condena candidato a vereador de Formosa por derrame de santinhos

Acolhendo pedido do Ministério Público Eleitoral, em representação por propaganda eleitoral irregular, o juiz Lucas Lagares, da 11ª Zona Eleitoral, condenou o candidato a vereador de Formosa, Marcos Goulart de Araújo, ao pagamento de multa no valor de R$ 8 mil, em razão do derrame de santinhos em cinco locais de votação, ou nas vias próximas, no dia das eleições.

Na representação, o promotor eleitoral Lucas Danilo Vaz Costa Júnior relata que Marcos Goulart, responsável direto pela posse, guarda e distribuição de seu material eleitoral, foi diretamente beneficiado com o derramamento de santinhos. A prática é proibida por lei.

Segundo o promotor, entre as 8h25 e as 12h06 do dia 15 de novembro deste ano, o MP Eleitoral flagrou os santinhos lançados ao chão, nas vias de acesso e em frente as Escolas Municipais Liãozinho, Professora Lícia de Castro Trindade, Madalena Mendes, Maria das Dores Barbosa de Queiroz e Domingos Jesus Guimarães.

O promotor explica que a legislação eleitoral permitiu a distribuição de material gráfico, entre outras atividades, apenas até as 22 horas do dia 14 de novembro. Dessa maneira, fica comprovada a prática de propaganda irregular pelo candidato, constituindo crime ambiental e eleitoral.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp