Manifestantes reivindicam 30% de representação feminina nas eleições 2020  

Nesse momento, um grupo de mulheres, entidades e representantes da sociedade civil organizada estão em frente ao prédio da Justiça Eleitoral, na Avenida T-7, em um Ato Público para reivindicar o cumprimento da cota de gênero nas eleições de 2020. As manifestantes afirmam que nove partidos, em Goiânia, não respeitaram a cota estabelecida. 

Segundo elas, além do não cumprimento da cota de gênero estabelecida pela lei federal 9.504/1997, alterada em 2009 para garantir uma cota mínima de 30% de candidatas por partido ou coligação nas eleições, há partidos que também receberam e se utilizaram do Fundo Eleitoral destinado às mulheres de forma incorreta. 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governador do Tocantins afirma que prefeita eleita “dá um caldo” 

Mauro Carlesse, governador do Tocantins é afastado do cargo por suspeita de corrupção.

Durante a cerimônia de posse da prefeita de Gurupi, no estado do Tocantins, na última sexta-feira, 1, o governador do estado, Mauro Carlesse (DEM), disse que ela “dá um caldo”. A frase foi dita em um palanque, em um evento com cerca de 800 pessoas, e diz respeito à aparência física da prefeita Josi Nunes (Pros). 

“A Josi dá um caldo, gente! Vocês não sabem”, disse Carlesse, ao microfone, enquanto olhava para a prefeita. A plateia e o governador riram. Jozi usava máscara, então não é possível dizer qual foi sua reação.  

Além dela, os 15 vereadores da cidade foram empossados. O evento foi realizado em uma casa de eventos da cidade e, segundo o governo do Tocantins, seguiu “todos os protocolos de segurança”.  

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp