Por Murilo Mendes Felipe
Nesse ano de 2020, o maior vencedor do Oscar foi o longa Paratita, uma trama que trata a desigualdade social de forma bem chocante. Com esse sucesso, foi despertada curiosidade sobre o cinema sul coreano.
Depois desse grande sucesso, fomos atrás de outras produções assim. E a boa notícia é que elas também estão disponíveis na Netflix. 10 sul-coreanos excelentes que você precisa assistir.
Confira.
1 – Invasão Zumbi (2016)
Lançado nos cinemas em 2016, o filme Invasão Zumbi, de direção de Sang-Ho Yeon, conta a história de um vírus misterioso que, rapidamente, vem transformando as pessoas em zumbi. A trama acontece em um trem com direção à cidade de Busan, na Coreia do Sul, que parece ser o único local que conseguiu se proteger da contaminação. Invasão Zumbi também foi bastante aclamado pela crítica, e pode ser considerado um dos melhores filmes com a temática zumbi dos últimos tempos.
2 – Steel Rain (2018)
Ainda na temática de ação, o filme Steel Rain, de 2017, dirigido por Yang Woo-suk, mostra a história de um ex-agente das forças especiais da Coreia do Norte, Eom Chul-Woo (Jung Woo-Sung). Tudo começa quando ele recebe uma missão bem difícil: executar Gwang Dong-Park, comandante da Guarda Suprema, e Du-won Kim, ministro do Departamento de Segurança do Estado, por descobrir que eles estão planejando um golpe de estado.
3 – Sonhos Lúcidos (2017)
A próxima dica é o filme de ficção científica Sonhos Lúcidos, dirigido por Jun-seong Kim, lançado em 2017. A trama acontece em torno da vida de Dae-ho (Soo Go), um jornalista investigativo que sofre pelo sequestro do seu filho há três anos. Ainda sem saber sobre o paradeiro da criança, ele pede ajuda a um detetive e um psiquiatra para tentar lembrar de tudo o que aconteceu no dia do crime e descobrir alguma pista importante.
4 – 26 Years (2012)
Em 26 Years, filme de 2012 dirigido por Cho Geun-hyun, acompanhamos os momentos de um dos eventos mais trágicos da história da Coreia do Sul, em 18 de maio de 1980. Na cidade de Gwangju, tropas estaduais foram ordenadas a atirar em civis, com diversas mortes e pessoas feridas. A suspeita era que a ordem veio de Chun Doo-hwan, presidente do país na época.
5 – The Drug King (2018)
The Drug King, do diretor Min-ho Woo, se passa na cidade de Busan, durante os anos 1970, contando a história real de Lee-Doo-sam (Kang-ho Song), um traficante que acaba se tornando um dos criminosos mais perigosos e famosos da Coreia do Sul. O filme mostra como ele construiu o seu império na região, distribuindo drogas até mesmo para o Japão.
6 – Okja (2017)
O filme Okja, de 2017, gravado na Coreia e nos Estados Unidos, conta a história de Lucy Mirando (Tilda Swinton), CEO de uma empresa que apresenta ao mundo uma nova espécie de animal gigante, criado apenas para o consumo de carne. Sob direção de Bong Joon-ho, (sim, o mesmo de Parasita), a trama mostra como um desses animais, crescido em uma fazenda na Coreia do Sul, se torna o grande companheiro de uma criança chamada Mija (Seo-Hyun Ahn).
7 – Psychokinesis (2018)
Psychokinesis é um filme de fantasia dirigido por Sang-Ho Yeon (Invasão Zumbi), contando a história de Shin Roo-mi (Shim Eun-kyung), dona de um restaurante especializado em frango frito. Mesmo levando uma vida normal, ela acaba se envolvendo em uma disputa imobiliária com uma empresa de construções, que ameaça destruir seu negócio. É quando o seu pai, Shin Seok-heon (Ryu Seung-ryong), descobre ter poderes telecinéticos e decide usá-los para ajudar a filha.
8 – Pandora (2017)
No filme Pandora, lançado em 2016 e comandado pelo diretor Park Jung-Woo, conhecemos a história de Jae-hyeok, que trabalha em uma usina nuclear. Quando um terremoto atinge a cidade, o local acaba passando por explosões perigosas deixando a população em pânico. Com isso, a missão do protagonista é evitar uma catástrofe nuclear na região.
9 – High Society (2018)
Saindo um pouco da ação, fantasia e ficção científica, a dica agora é o drama High Society, de 2018, dirigido por Byun Hyuk. A trama conta a história de um casal, Tae-Joon (Park Hae-Il), um professor universitário, e Soon-Yeon (Soo-Ae), que trabalha como assistente de curadoria em uma galeria. Ambos estão engajados na missão de ganharem espaço na alta sociedade da Coreia do Sul, mesmo que isso envolva deixar a ética de lado.
10 – Forgotten (2017)
Para fechar a lista com dicas de 10 filmes coreanos para assistir na Netflix, agora é a vez de Forgotten, dirigido por Jang Hang-jun e lançado em 2017. A trama mostra a vida de Jin seok (Kang Ha-neul), quando ele presencia o sequestro de Yoo-seok (Kim Mu-yeol), que foi arrastado para dentro de um carro. Alguns dias depois, o jovem sequestrado volta para casa e diz que não se lembra de nada do que aconteceu desde o momento do rapto até então.