Justiça autoriza MP a voltar investigar Padre Robson

O presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Walter Carlos Lemes, deu efeito suspensivo à decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás, que determinou o trancamento das investigações do Ministério Público contra Padre Robson e a Afipe.

Na Operação Vendilhões, o sacerdote, que dirigia a Associação Filhos do Pai Eterno, é suspeito de chefiar um esquema de desvio de recursos na instituição (Afipe), que é sustentada pelas doações dos fiéis católicos de todo o Brasil.

O magistrado apontou que o trancamento das investigações enquanto ainda cabe recursos do Ministério Público pode causar danos graves caso a promotoria consiga reverter esta decisão.

Além disso, o desembargador argumentou que o trancamento das investigações por meio de habeas corpus é medida excepcional e deve ser adotada quando houver inequívoca comprovação de conduta atípica, de extinção de punibilidade ou da ausência de indícios de autoria ou provas do crime. Esses quesitos não teriam sido cumpridos para o trancamento.

Agora, o Superior Tribunal de Justiça é que fica com a responsabilidade de decidir se continua concedendo o habeas corpus, ou se caso reabre de vez no Ministério Público.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp