A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta terça-feira, 8, uma campanha que vai desafiar 100 milhões de pessoas em todo o mundo a tentar parar de fumar. A ação vai durar um ano e conta com a ajuda das redes sociais.
A campanha é centrada especialmente em países que mantêm elevado número de fumantes, como Estados Unidos, México, China, Brasil e Alemanha. O objetivo é promover a criação, em redes sociais, de comunidades que estão abandonando o hábito de fumar, para que se apoiem mutuamente nesse desafio e partilhem informações.
Outro objetivo é aumentar o acesso a serviços de apoio e “conscientizar sobre as táticas usadas pelas empresas de cigarros”, disse a OMS em comunicado. A campanha conta com a participação do WhatsApp e várias multinacionais, como o Google, Amazon, Facebook e Johnson & Johnson.
No mundo, cerca de 780 milhões de pessoas afirmam que querem deixar de fumar, mas apenas 30% delas têm acesso às ferramentas que podem ajudá-las a atingir esse objetivo, acrescenta a OMS, que espera, com a campanha, aumentar a disponibilidade dessas ferramentas.