Cai o número de casamentos e de nascidos no Brasil, segundo IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quarta-feira, 9, uma extensa pesquisa que mostra diversos índices brasileiros no ano passado (2019): nascimentos, registros, casamentos e divórcios.

Em 2019, 2.812.030 crianças foram registrada, sendo que 76.188 deste total nasceram em outros anos. De modo geral, o número de nascidos teve uma redução de 3% no Brasil em 2019, em comparação com o mesmo período em 2018, após dois anos de seguidas altas.

Quase 70% das mães estão entre os 20 e os 34 anos de idade. Apesar disso, caiu o número de partos entre as mulheres mais jovens e houve aumento de nascidos de mulheres na faixa dos 30 aos 39 anos.

Segundo o instituto, houve também queda de 2,7% nos registros de casamento civil em relação a 2018: 1.024.676 cerimônias (28.791 a menos que em 2018). O número de divórcios apresentou queda de 0,5%, chegando ao valor de 383.286 em 2019.

Imagem: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Deputada colombiana é flagrada fumando vape durante sessão sobre saúde

Um episódio curioso ocorreu no Parlamento colombiano na terça-feira, 17, quando a deputada Cathy Juvinão, do Partido da Aliança Verde, foi flagrada fumando um vape durante uma sessão que discutia reformas na área da saúde.

O incidente foi registrado pelas câmeras de transmissão da reunião, e Cathy foi filmada com o dispositivo. Ao perceber que estava sendo gravada, tentou esconder o vape, mas a fumaça que escapou acabou expondo o ato, fazendo com que a parlamentar chegasse a engasgar. O episódio gerou grande repercussão nas redes sociais.

Após o episódio viralizar, a deputada se desculpou publicamente. Em uma postagem no X (antigo Twitter), ela escreveu: “Peço desculpas aos cidadãos pelo que aconteceu ontem em plenário. Não vou me juntar ao mau exemplo que hoje em dia intoxica o discurso público, e isso não se repetirá.” Ela reafirmou seu compromisso de continuar defendendo suas pautas com o mesmo empenho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp