A Universidade Federal de Goiás (UFG) informou que na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, será realizada a inauguração do novo prédio de internações do Hospital das Clínicas da UFG, em Goiânia. A obra levou aproximadamente 18 anos para ser finalmente terminada. A unidade vai contar com 600 leitos divididos entre enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
De acordo com o da UFG, Edward Madureira, a nova sede do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG), localizada no setor Leste Universitário, em Goiânia, tem leitos de enfermaria e UTI adulto, pediátrica e neonatal, unidade de transplante de medula óssea e a preparação de um heliponto na cobertura do prédio.
O local, com inauguração pendente que vai acontecer no aniversário de 60 anos da UFG, já recebe pacientes com covid-19 em enfermarias e UTIs. A partir do dia 14, o HC-UFG vai funcionar com capacidade total, podendo realizar até 140 cirurgias de média complexidade por dia.
São 20 pavimentos e 44 mil metros quadrados de área construída, sendo um dos maiores hospitais universitário do país. A unidade conta com auditórios e salas de aula para os estudantes de universidades que frequentam o HC-UFG para atividade acadêmicas. Conforme com Madureira, o HC “será um centro de excelência em saúde e um dos hospitais mais modernos no Brasil”.
Devido a pandemia, segundo a UFG, o evento de inauguração não será aberto ao público em geral,porém a cerimônia pode ser assistida pelo canal do Youtube da UFG Oficial.