Jogo Cyberpunk 2077 pode causar crises convulsivas

O jogo Cyberpunk 2077 pode causar crises convulsivas em pessoas com epilepsia, conforme relatos de uma jornalista que está com o game e possui a condição. O lançamento que será realizado 10 de dezembro no PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC, já está nas mãos de alguns veículos de imprensa para análise. 

Artigo publicado por Liana Ruppert, editora associada do site Game Informer, ela informa sobre os riscos de gatilho para pessoas com epilepsia. Nesta terça-feira, 08, a produtora CD Projekt Red declarou que adicionará um aviso extra ao título e providenciará uma solução permanente assim que possível.

Conforme o relato de Liana, Cyberpunk 2077 possui vários momentos com luzes que piscam rapidamente, como em clubes, bares. A jornalista informou ter tido uma convulsão especificamente em uma seção do jogo chamada “Braindance”, quando o usuário pode explorar memórias por meio de simulação.

Segundo Liana, as luzes reproduzem testes que neurologistas usam para causar convulsões para fins de diagnóstico. A jornalista ainda sugeriu ideias para usuários com histórico de epilepsia que queiram jogar o game. Entre elas estão: diminuir o brilho da tela, usar o modo para daltônicos e evitar olhar para a tela quando o visor de Braindance for usado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Seis suspeitos são presos por assalto a shopping em Manaus; itens roubados são recuperados

Seis suspeitos de participarem de um assalto ao Manauara Shopping, localizado na zona centro-sul de Manaus (AM), foram detidos ao longo da semana. O crime ocorreu no último sábado, 14, quando homens armados invadiram a unidade da joalheria Vivara, roubando relógios e joias. Os itens furtados foram recuperados, e cinco armas usadas no assalto foram apreendidas.

O primeiro suspeito, de 31 anos, foi preso no mesmo dia do crime por policiais militares que participam da Operação Natal, iniciada em novembro. Outros três suspeitos foram capturados na segunda-feira, 16.

Na quarta-feira, 18, houve um confronto entre policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e um dos suspeitos, identificado como Cláudio Vítor da Silveira, que acabou morto. Na mesma data, outro suspeito, que ajudou na fuga de Silveira, foi preso. Um sexto homem, conhecido como Joel, foi detido na quinta-feira, 19, por auxiliar na fuga dos criminosos.

Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Bruno Fraga, as investigações estão em andamento. O crime foi planejado, e os suspeitos já haviam comprado passagens aéreas para deixar o estado. Todos os envolvidos têm antecedentes criminais e mandados de prisão em aberto, incluindo por organização criminosa e roubo. Eles serão acusados de roubo triplamente majorado e outros crimes.

O assalto ao Manauara Shopping gerou pânico entre funcionários e clientes, com imagens de correria circulando nas redes sociais. A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas informou que ninguém ficou ferido durante o tiroteio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp