CNHs em Goiás são emitidas com QR-Code

O Departamento de Trânsito de Goiás (Detran-Go) sai na frente ao entregar nesta terça-feira, dia 2, a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com QR-Code. O novo modelo segue Resolução 598 do Conselho Nacional de Trânsito (Conatran) que será exigida em todo o País. Em Goiás, a partir de agora todas as carteiras emitidas no Estado estão de acordo com o novo modelo.

Segundo o Detran-Go a mudança não irá onerar o Estado, nem acarretará em aumento no valor do documento para os usuários. Também não será necessária a substituição das antigas CNHs, que deverão ser trocadas apenas quando da renovação ou outra alteração como na categoria de direção do motorista, entre outras. Atualmente, o Detran-GO emite 50 mil CNHs por mês.

A carteira com o QR-Code deve zerar as falsificações, acredita o gerente de Habilitação do Detran-Go, Ricardo Rezende. Ele explica que isso será possível porque o código bidimensional irá conectar diretamente a CNH ao Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), sem necessidade de digitalizar informações.

Atualmente, o Detran-Go depara com casos de falsificação de CNHs, como clonagem do documento ou alteração de dados de carteiras furtadas ou perdidas, conta o gerente de Habilitação. O código é impresso no verso na parte inferior da CNH. (foto ao lado)

“Se um comerciante suspeitar que a CNH apresentada como documento é falsa, ele poderá utilizar o sistema eletrônico para leitura do QR-Code disponibilizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e conferir todos os dados, inclusive foto, imediatamente”, exemplifica, Ricardo Rezende.

Fonte: Goiás Agora

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos