Barack Obama é influencer cultural. “Como todo mundo, ficamos trancados em casa por muito tempo este ano, e com o streaming confundindo ainda mais a linha entre filmes e séries, eu expandi a lista para incluir narrativas visuais que eu gostei esse ano, independente do formato”, escreveu no Twitter.
Ao lado de séries como “O gambito da rainha”, Obama surpreendeu ao citar o filme Bacurau, dos brasileiros Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que foi lançado este ano nos Estados Unidos.
Mas, sobre o quê é este filme?
Bacurau é uma distopia. As distopias são histórias de um mundo futuro e quase sempre apocalíptico, onde a humanidade está em constante risco. Matrix, com Keanu Reeves, é um exemplo de distopia.
Na cidade de Bacurau, no futuro, em um ano indeterminado, estrangeiros com pinta de “nazistas” formam um grupo de “terapia”, cuja atividade de lazer é dizimar povos considerados “inferiores”. Neste cenário, encontram esta pequena e isolada cidade brasileira, aparentemente parada no tempo.
Mortes inexplicadas começam a acontecer. Agora, o povo desta cidade precisa se unir e organizar estratégias para sobreviver, e vencer os inimigos. O resto, é só você vendo.
Like everyone else, we were stuck inside a lot this year, and with streaming further blurring the lines between theatrical movies and television features, I’ve expanded the list to include visual storytelling that I’ve enjoyed this year, regardless of format. pic.twitter.com/a8BS8jDkSs
— Barack Obama (@BarackObama) December 18, 2020
Foto: AP