Ministério Público de Goiás denuncia ex-secretários da saúde de Firminópolis devido a fraude em licitações

Nesta quarta-feira, 20, o Ministério Público de Goiás ofereceu denúncia contra o ex-superintendente de Saúde de Firminópolis José Nadir de Faria e os ex-secretários municipais de Saúde Edilon Cândido Ribeiro, Luiz Antônio Rosa dos Santos e Maurício de Moura Neto. Eles foram denunciados por dispensa indevida de licitação na compra de medicamentos em estabelecimentos do município.

Prejuízo estimado é de R$ 1,5 milhão entre os anos de 2014 e 2019. A ação é do promotor Ricardo Lemos Guerra. O MP-GO verificou empenhos e pagamentos feitos a dez empresas, com valores liquidados e pagos.

O promotor explica que, para burlar a lei, todos eles dividiram as aquisições em parcelas. Porém o valor total era sempre acima do limite para dispensa de licitação. O MP acrescenta que entende que foi provada a ausência de caráter emergencial para justificar tais transações

O promotor acrescenta que não existem provas de que os remédios foram entregues aos pacientes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Parlamentares de Taiwan protagonizam briga e fazem barricada durante sessão

Na sexta-feira, 20, uma discussão acirrada entre parlamentares de Taiwan tomou conta do parlamento. O principal partido de oposição, o Kuomintang (KMT), e seus aliados pressionaram por novos projetos de lei, incluindo propostas para aumentar o controle sobre a divulgação de informações orçamentárias de autoridades eleitas e mudanças no tribunal constitucional.

A situação ficou tensa quando legisladores do KMT tentaram bloquear a entrada do parlamento com cadeiras, enquanto os membros do Partido Progressista Democrático (DPP) tentavam acessar a Câmara. A troca de acusações e a confusão aumentaram, e objetos foram jogados no plenário.

O DPP argumentou que as mudanças no tribunal constitucional poderiam comprometer a integridade da Constituição de Taiwan, dificultando a capacidade dos juízes de contestar a legislação.

Do lado de fora do parlamento, milhares de manifestantes, contrários às propostas da oposição, se reuniram, preocupados com os impactos na democracia do país.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp