Na manhã deste sábado, dia 23, o Lar Nossa Senhora de Lourdes Casa de Apoio a Pessoas Idosas foi interditado no setor Independência Mansões, em Aparecida de Goiânia. A ação foi articulada entre Ministério Público estadual, Secretaria de Saúde de Aparecida, Secretaria de Assistência Social e a Guarda Civil Municipal.
De acordo com o promotor de Justiça Érico de Pina Cabral, a entidade é alvo de inquérito público há um ano, por conta de informações sobre falta de condições sanitárias, irregularidades na documentação e até maus-tratos contra os internos.
A promotoria aguarda o recebimento de um laudo de interdição da Vigilância Sanitária Municipal para definir os procedimentos que serão tomados. Mas os internos não ficaram sem abrigo: vagas em outras entidades foram viabilizadas, previamente. A operação só não aconteceu antes, segundo o promotor Cabral, porque faltava lugar para os 23 internos que a unidade abrigava no ano passado.
A prefeitura de Aparecida de Goiânia providenciou a remoção dos 18 idosos para o Abrigo Comendador Walmor, no Jardim Riviera. “O Lar Nossa Senhora de Lourdes Casa de Apoio de Idosos está com a documentação irregular e funciona de forma clandestina. Foram encontradas várias inadequações. Todas estão sendo registradas para que possam ser instaurados os procedimentos necessários. O abrigo foi interditado e a responsável, autuada”, explicou o diretor de Vigilância Sanitária, Rildo dos Santos.
No local, até alimentos com data de validade vencida teriam sido encontrados, segundo o site do Ministério Público de Goiás.