Você sabe o que é preciso para sacar o FGTS?

Tradicionalmente o saque do FGTS podia ser realizado presencialmente em alguma agência da CAIXA ou lotérica. Hoje, por conta do novo cenário ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, é possível receber diretamente em alguma conta cadastrada. No caso de valor inferior a 10.000 reais, é possível baixar o aplicativo FGTS na sua loja virtual e receber na conta cadastrada no app. Por lá, será necessário informar seu CPF e criar uma senha de acesso.

Como sacar o FGTS pelo app no celular Android e iOS - Canaltech

Em caso de valores até 1.500,00 reais, é possível realizar o saque em agências lotéricas. Para os valores acima de 10.000,00 é necessário se direcionar a uma agência da CAIXA.

A documentação necessário para o procedimento é:

– Documento oficial de identificação
– Carteira de Trabalho
– Número de inscrição no PIS/PASEP​

Condições para saque do FGTS

1. Demissão sem justa causa, pelo empregador

2. Término do contrato por prazo determinado

3. Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato

4. Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior

5. Aposentadoria

6. Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal

7. Suspensão do Trabalho Avulso

8. Falecimento do trabalhador

9. Idade igual ou superior a 70 anos

10. Portador de HIV – SIDA/AIDS (trabalhador ou dependente)

Há também outras possibilidades que você pode encontrar no site da CAIXA. Outros canais de atendimento são:

  • APP FGTS
  • Site fgts.caixa.gov.br
  • Central Telefônica CAIXA 111
  • Internet Banking.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp