Fiscais da Lei Seca encontram bar clandestino no setor Marista, em Goiânia

Na madrugada desta sexta-feira, 29, equipes da fiscalização de Goiânia encontraram um bar clandestino funcionando nos fundos de uma loja de roupas no setor Marista. O flagrante foi feito durante o primeiro dia de vistoria do cumprimento do novo decreto de Lei Seca.

De acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), o caso foi descoberto após denúncia de que no local estaria acontecendo uma festa clandestina. Quando as equipes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) chegaram no local, os proprietários informaram que tratava-se de um aniversário.

No entanto, ao adentrarem, a fiscalização constatou que cerca de 80 pessoas estavam aglomeradas em um espaço pequeno, fazendo uso compartilhado de narguilé. Também havia excesso de som, desrespeito ao distanciamento e outras irregularidades.

A festa foi encerrada e o responsável foi autuado e multado pela Vigilância Sanitária. Com a determinação da Lei Seca, que entrou em vigor nesta semana para conter o avanço de contaminação pelo coronavírus em Goiás, as lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas só podem ficar abertas até as 20h; e bares e restaurantes até as 23h. Festas que descumpram as determinações também estão proibidas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos