Na manhã desta última quinta-feira, 28, em Minas Gerais, o menino Luiz Otávio, de 2 anos, morreu depois de engasgar com brinquedo nesta semana. A informação foi confirmada hoje, 29, para o UOL pela Santa Casa da cidade e pelo pai, Charles Madureira.
A família aceitou a doação de órgãos, na manhã desta sexta-feira foram realizadas as captações de rins e córneas. A criança engasgou na casa dos avós. A mãe levou o menino para o Hospital Aroldo Tourinho e, ao chegar, Luiz sofreu parada cardiorrespiratória, conseguindo reanimá-lo somente depois de 30 minutos.
Ele foi transferido para a Santa Casa, onde foi feita cirurgia para retirar a peça do brinquedo. O estado dele era grave e o menino, que era filho único, não resistiu.
“Foi uma decisão como forma de amenizar um pouco a nossa dor. Ele não está mais presente entre nós, mas vai resgatar novas vidas de pessoas que estão no leito sofrendo à espera de um órgão.”, disse o pai do menino ao UOL.
Ele relatou que a liberação do corpo será feita logo depois de passar pelo Instituto Médico Legal (IML). Já foram encontrados os receptores dos órgãos doados.