Menino de dois anos morre após engasgar com brinquedo, em Minas Gerais

Na manhã desta última quinta-feira, 28, em Minas Gerais, o menino Luiz Otávio, de 2 anos, morreu depois de engasgar com brinquedo nesta semana. A informação foi confirmada hoje, 29, para o UOL pela Santa Casa da cidade e pelo pai, Charles Madureira.

A família aceitou a doação de órgãos, na manhã desta sexta-feira foram realizadas as captações de rins e córneas. A criança engasgou na casa dos avós. A mãe levou o menino para o Hospital Aroldo Tourinho e, ao chegar, Luiz sofreu parada cardiorrespiratória, conseguindo reanimá-lo somente depois de 30 minutos.

Ele foi transferido para a Santa Casa, onde foi feita cirurgia para retirar a peça do brinquedo. O estado dele era grave e o menino, que era filho único, não resistiu.

“Foi uma decisão como forma de amenizar um pouco a nossa dor. Ele não está mais presente entre nós, mas vai resgatar novas vidas de pessoas que estão no leito sofrendo à espera de um órgão.”, disse o pai do menino ao UOL.

Ele relatou que a liberação do corpo será feita logo depois de passar pelo Instituto Médico Legal (IML). Já foram encontrados os receptores dos órgãos doados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Goiás lidera crescimento econômico nacional com 3,5% em setembro

Goiás se destacou mais uma vez como o líder do crescimento econômico nacional em setembro, com um aumento de 3,5% na variação mensal, comparado ao mês de agosto. Este crescimento é mais de quatro vezes superior à média nacional, que foi de 0,8% no mesmo período. As informações são do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central e analisado pelo Instituto Mauro Borges (IMB).
 
A atividade econômica goiana também apresentou um significativo avanço interanual, com um crescimento de 4,7% em setembro de 2024 em comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado em 12 meses, o avanço goiano foi de 3,8%, enquanto no acumulado do ano, entre janeiro e setembro, o crescimento foi de 2,4%.
 
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, atribuiu o crescimento observado a investimentos estratégicos e setores em ascensão. “Mais uma vez a economia em Goiás se destaca entre as demais unidades federativas com o índice divulgado. O crescimento observado é fruto de investimentos estratégicos e setores em ascensão que contribuem para o nosso desenvolvimento econômico,” afirmou.
 
O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR) é um indicador considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB) e é utilizado para monitorar o desempenho da economia em bases mensais. Ele mede a evolução da atividade econômica, considerando dados de setores como indústria, comércio e serviços.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos