Na noite desta segunda-feira, 1, morreu o sétimo paciente transferido com Covid-19 de Manaus para Goiás. A vítima, uma mulher de 54 anos, estava internada no Hospital das Clínicas (HC), em Goiânia.
A mulher, que não teve a identidade revelada, estava na UTI, em estado gravíssimo e entubada. Ela apresentou uma piora severa no estado de saúde nas últimas 24 horas antes do óbito devido ao grande comprometimento pulmonar causado pelo coronavírus.
A vítima da Covid-19 teve uma parada cardiorrespiratória e a equipe médica tentou fazer a reanimação por mais de 30 minutos, mas ela não resistiu. O corpo será transferido para Manaus seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
Ao todo, 49 pacientes de Manaus foram internados em Goiás. A transferência dos pacientes do Amazonas para outros estados foi necessária devido ao colapso no sistema público de saúde em Manaus, que deixou hospitais sem oxigênio para atender pacientes que precisavam do recurso para sobreviver.
26 dos 49 pacientes seguem internados no HC e no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap). Entre elas, 12 estão na UTI e os outros 14 estão na enfermaria. Os demais já receberam alta e deixaram os hospitais.