Golpista de São Paulo que clonava cartões de crédito é preso em Goiatuba

No dia 18 de fevereiro, quinta-feira, a Polícia Civil prendeu na cidade de Goiatuba, sul de Goiás, um estelionatário que aplicava um golpe conhecido como “golpe do cartão clonado”, ou “do motoboy”. O preso é integrante de uma quadrilha paulista especializada na prática.

No delito, os criminosos se passam por funcionários de banco e convencem as vítimas de que seu cartão está clonado. Após induzirem a vítima a fornecer informações sigilosas, eles orientavam o titular a entregar o cartão magnético a um motoboy que buscaria o documento na residência, em nome do banco. Uma vez de posse do cartão, os criminosos transferem todo o dinheiro da conta da vítima.

Na maioria das vezes, o alvo dos bandidos são os idosos. Mas ao tentar aplicar o golpe mais uma vez, o homem foi rendido em flagrante pela polícia de Goiatuba. Ele assumiu a autoria do crime e contou que faz parte de um grupo que atua em diversos estados do Brasil.

Nos últimos dias, os criminosos teriam feito vítimas em Barretos, Itumbiara e Goiatuba. O conduzido é natural do estado de São Paulo, onde residia com seus comparsas, e foi preso em duas ocasiões por roubo e tráfico de drogas. No presídio, enquanto cumpria pena, conheceu colegas de cela que já se dedicavam a esse tipo de crime, e juntou-se a eles.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp