Vídeo: casa é transportada de caminhão pelas ruas de São Francisco

O dono de uma casa de 139 anos, com estilo arquitetônico inglês vitoriano, decidiu mudar de endereço, mas sem mudar de residência. A opção? Sim, levar a casa na bagagem.

A casa verde de portas e janelas marrons foi puxada por caminhão e transportada sobre carrinhos neste domingo, 21, pelas ruas da cidade de São Francisco, na Califórnia (EUA).

A uma velocidade máxima de 1,6 km/h, o desfile da casa era acompanhado pelas pessoas que passavam nas ruas, que começaram a se alinhar na calçada e tirar fotos, ou filmar o momento.

Foi necessário a autorização de 15 agências municipais para que Phil Joy, responsável que trabalha como “movedor de casas”, conseguisse realizar o projeto, planejado há anos. Afinal de contas, sinais de trânsito tiveram de ser realocados e até parquímetros foram arrancados.

E quanto Tim Brown, o proprietário da casa de seis quartos, desembolsou para o passeio? Aproximadamente R$ 2,5 milhões (em reais), segundo informações do “Chronicle”.

Veja:

Imagem: AP Photo/Noah Berger

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Yamandú Orsi, conheça o novo presidente do Uruguai

Yamandú Orsi, um esquerdista de 57 anos, foi eleito presidente do Uruguai no domingo, 24, com 49.3% dos votos. Orsi, que é membro da Frente Ampla, derrotou o candidato conservador Álvaro Delgado, que obteve 46.4% dos votos.

Orsi já foi professor de história e ex-governador do departamento de Canelones, o segundo maior do Uruguai. Ele é considerado um pupilo político do ex-presidente José Mujica, que apoiou sua campanha eleitoral. Durante sua campanha, Orsi destacou temas como a causa ambiental, o apoio aos pequenos produtores e a inclusão social.

Orsi prometeu uma política baseada no diálogo e afirmou que não faria mudanças radicais no país. Assim como Mujica, ele expressou preferência por uma vida no campo e um estilo de vida sem luxo, não planejando morar no Palácio Estévez, a tradicional residência dos chefes de Estado do Uruguai.

Antes do resultado oficial, o presidente brasileiro Lula parabenizou Orsi pelas projeções que indicavam sua vitória. “Quero congratular o povo uruguaio pela realização de eleições democráticas e pacíficas e, em especial, o presidente eleito Yamandú Orsi, a Frente Ampla e meu amigo Pepe Mujica pela vitória no pleito de hoje”, escreveu Lula no X (antigo Twitter). “Essa é uma vitória de toda a América Latina e do Caribe. Brasil e Uruguai seguirão trabalhando juntos no Mercosul e em outros fóruns pelo desenvolvimento justo e sustentável, pela paz e em prol da integração regional.”

Com a vitória de Orsi, o Uruguai volta a ter um presidente de esquerda após cinco anos de administração do presidente Luis Lacalle Pou, de centro-direita. A posse de Orsi está marcada para 1º de março de 2025.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp