Sesi Campinas realiza campanha para doação de sangue

A Escola Sesi Campinas realiza nesta sexta-feira (12) a 16ª edição da campanha “Doe Sangue, Doe Vida”. O projeto, pelo 5º ano consecutivo, conta com a parceria do Hemocentro de Goiás (Hemogo).

Entre às 8h30 e às 15h, nove macas adquiridas pelos alunos por meio de doações receberão voluntários. A expectativa do projeto em 2017 é arrecadar cerca de 300 bolsas de sangue.

Brindes serão oferecidos aos participantes da campanha em bingos e sorteios. Apresentações culturais serão realizadas no pátio da escola e também para os doadores que aguardarem a fila. O projeto mobiliza na escola, além dos estudantes, todo o corpo de professores, coordenação e diretoria.

De acordo com o Hemogo, a quantidade de sangue coletada no dia do “Doe Sangue, Doe Vida” é suficiente para atender a demanda de 60 hospitais de Goiás durante três dias.

A Escola Sesi Campinas fica na Rua Geraldo Ney, nº 662, no Setor Campinas, em Goiânia.

Quem pode doar?

Os interessados em doar sangue devem levar um documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar acima de 50 kg. A pessoa não deve estar em jejum, evitar consumo de alimentos gordurosos, não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar 2 horas antes e ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior.

Quem tiver feito endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses e/ou cirurgia há menos de um ano também não podem doar. As equipes do Hemocentro fazem a triagem, verificação de pressão arterial, temperatura, pulso, peso, dosagem de hematócrito (teste de anemia) e uma entrevista com o candidato para saber se ele está apto a doar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp