Uma pesquisa da consultoria Atlas ilustrou que, caso as eleições para presidente da República fossem hoje, Lula, do PT, Ciro Gomes, do PDT e Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde pelo DEM, venceriam o atual presidente com 8 pontos percentuais de diferença no segundo turno.
A pesquisa foi liberada nesta quarta, 10, no mesmo dia em que Lula fez um discurso no ABC paulista, chamado de “lançamento extraoficial de candidatura” pelo jornal El País. O dono da empresa da pesquisa, Andrei Roman, disse: “É o ponto de maior pessimismo com a evolução da Covid-19 no Brasil desde que começou a pandemia e Bolsonaro sofre os reflexos”.
“Com tantos candidatos vencendo Bolsonaro no segundo turno, diria que nunca foi mais provável do que neste momento que o presidente perdesse em 2022″, afirmou ainda. Num cenário de primeiro turno, Bolsonaro aparece na frente em todas as simulações.
Na disputa com Lula em segunda etapa das eleições, Bolsonaro perderia de 38,8% para 44,9%. Com Madetta, Bolsonaro perderia de 36,9% a 46,6%. Com Ciro, o presidente sairia atrás com 37,5% a 44,7%.
Com informações do jornal El País.
Imagem: Sérgio Lima/Poder 360