Na noite desta última quinta-feira, 11, a Saneago divulgou com aprovação dos órgãos de governança, o balanço anual referente a 2020. O levantamento aponta aumento de 38% em investimentos e lucro de 336 milhões. Além disso, o índice de atendimento com água tratada é de 97,4% da população.
Em 2019, a companhia passou por uma reestruturação, com o fortalecimento da governança, gestão e capacidade econômico-financeira. Após isso, a empresa afirma um crescimento muito grande em Goiás.
O governador Ronaldo Caiado declarou que: “apesar dos efeitos da pandemia, não deixamos faltar água em nenhum lugar e não paralisamos obras. Além disso, estamos alcançando excelentes resultados na ampliação do atendimento com água e esgoto. E não paramos por aí, o lucro registrado será fundamental para garantir os investimentos em obras de expansão nos próximos anos.”
A empresa também divulgou os últimos balanços atuais. Confira abaixo.
O presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, também comentou sobre o balanço. “O último ano foi marcado por muitos desafios. Mas, mesmo com a severa e prolongada estiagem e com o contexto da pandemia da Covid-19, abastecemos com regularidade os 6 milhões de clientes nos 226 municípios onde a Saneago atende. Tudo isso sem deixar de lado o esgotamento sanitário, serviço em que conseguimos uma forte expansão”.
Conforme o Balanço, em 2020, a Saneago realizou 38% a mais de investimentos em obras do que em 2019. Esse investimento, de acordo com a companhia, foi distribuído para regularidade dos sistemas, na qualidade da prestação dos serviços e na ampliação da população atendida.
Além disso, o balanço aponta que no último ano, houve um aumento de 62 mil economias de água, elevando o índice de atendimento com água tratada para 97,4% da população. Sobre o esgoto, houve o incremento de 64 mil economias, atendendo agora 64,7% da população.
Outro destaque do balanço foi a redução de 5,58% no índice de perdas de água na distribuição, finalizando 2020 com 26,9% no quesito, melhor que a média nacional de 39,2%.
Além disso, a empresa de saneamento fechou o ano com lucro líquido contábil de mais de R$ 336 milhões, que conforme a Saneago, garantirá a contratação de obras para a expansão dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário nos próximos anos.
Foto: Reprodução