Variante mais transmissível do coronavírus é identificada em Águas Lindas de Goiás

Nesta semana, a variante P1 do coronavírus, chamada de variante de Manaus (AM), foi detectada em Águas Lindas de Goiás. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a paciente infectada pela variante não tem histórico recente de viagens pelo país e morreu em um hospital do Distrito Federal.

De acordo com a SES, essa linhagem já havia sido identificada em pacientes de Goiânia e Anápolis. Dessa maneira, com a cepa sendo encontrada em outra região, fica confirmada a transmissão comunitária em Goiás. Ainda segundo a SES, essa pode ser a explicação para os altos números de internações no estado nas últimas semanas.

Na segunda quinzena de fevereiro, essa variante foi achada em Goiás, mas apenas nas amostras dos pacientes que vieram de Manaus para serem tratados em hospitais goianos. Agora, a cepa foi identificada em pacientes goianos.

Segundo a SES, a variante de Manaus está entre as mais preocupantes para o governo por causa da alta taxa de transmissão entre os moradores e por ter maior capacidade de se replicar no organismo humano.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Homem sob efeito de drogas mata jovem por engano em ataque de ciúmes na Bahia

O estudante de educação física Kauan Gomes, de 20 anos, morreu na última terça-feira, 17, após passar quatro dias internado em Feira de Santana, na Bahia. Ele foi atingido por um disparo na cabeça na sexta-feira, 13, enquanto estava em um carro com a mãe e uma amiga, a caminho da academia.

De acordo com a Polícia Civil, o tiro foi disparado por engano por um homem que estava em um veículo preto. O suspeito, sob efeito de álcool e drogas, perseguia um carro branco acreditando que sua companheira, com quem havia discutido, estivesse no veículo.

Segundo o delegado Gustavo Coutinho, da Delegacia de Homicídios, o crime foi motivado por ciúmes. Na noite anterior, o casal havia passado horas em um bar na Avenida Francisco Fraga Maia, em Feira de Santana. Na manhã seguinte, após uma discussão, a mulher deixou o local pegando carona em um carro branco. Convencido de que ela estava fugindo com outro homem, o suspeito iniciou a perseguição armado com um revólver.

Durante a ação, o homem disparou para o alto e, em seguida, contra o carro em que Kauan estava, atingindo-o fatalmente. Após cometer o crime, o suspeito e um cúmplice fugiram para a cidade de Pé de Serra e, mais tarde, retornaram a Feira de Santana. No retorno, ameaçaram e agrediram a mulher para que ela não denunciasse o ocorrido.

O motorista do carro preto já foi interrogado, mas o autor do disparo segue foragido. Segundo a delegada Lorena Almeida, titular da 2ª Delegacia Territorial, o homem tem um histórico de crimes, incluindo tráfico de drogas, roubo e violência doméstica. A polícia solicitou a prisão preventiva dos envolvidos e apreendeu o veículo utilizado no crime, assim como o revólver, que passará por perícia.

Equipes policiais seguem investigando o caso, analisando imagens de câmeras de segurança e colhendo depoimentos de testemunhas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp