As carreatas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro estão acontecendo em muitos estados do país neste domingo, 14. A iniciativa vem depois de alguns acontecimentos na política nacional: um deles é a continuação ou endurecimento das medidas de restrição social e lockdown, por governadores e prefeitos.
De início, grupos pró-armamento chamaram a população às ruas para mostrar desacordo ao voto de Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, para tornar inconstitucional os novos decretos do presidente sobre as armas. A ministra Rosa Weber interrompeu a continuação da votação, de maneira temporária.
Os atos também estão no contexto da invalidação das condenações do ex-presidente Lula no caso do Triplex no Guarujá, da Operação Lava Jato.
A decisão monocrática do ministro do STF Edson Fachin dividiu opiniões na última semana. Agora, empatado por 2 a 2, o tribunal deve decidir sobre a suspeição do ex-juiz Sergio Moro depois de voto de desempate de Nunes Marques.
Em caso da decisão contra Moro, todas as condenações da Lava Jato feitas pela Vara de Curitiba podem cair. Capitais como Goiânia, Salvador, Belo Horizonte e Campo Grande também estão tendo protestos.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)