Na tarde deste sábado, 20, uma nova remessa com 129,1 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegou em Goiás. São 13,5 mil doses da AstraZeneca e 115,6 mil da Coronavac. Os imunizantes foram armazenados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na Rede de Frios, em Goiânia. Eles deverão ser distribuídos para as 18 regionais nos próximos dias.
A SES divulgou que essas doses serão aplicadas em idosos. Cada cidade de Goiás está organizando as aplicações conforme a população de cada faixa etária.
Enquanto isso, o governador Ronaldo Caiado afirma que a expectativa é que ampliando a faixa etária de imunização, diminuirá o número de pessoas solicitando leitos de UTI. Ainda de acordo com o governador, o Ministério da Saúde (MS) deu sinal verde para que todas estas vacinas sejam usadas como primeira dose, sem precisar reservar metade para a segunda imunização.
“O Ministério da Saúde fez o compromisso, ontem [sexta-feira (19)] de enviar regularmente. Na quarta ou quinta-feira deve haver um novo lote e, assim, sucessivamente”, garantiu.
Na chegada das vacinas, Caiado também falou sobre a rede de hospitais privados, que em colapso, tentam transferir pacientes para a rede estadual. Conforme o governador, as unidades deveriam ter projetado essas demandas, já que eles possuem pessoas vinculadas dentro de convênios e planos, enquanto o Estado gere todo o SUS.
“O que esperamos dos particulares é abrir espaço, transformar enfermarias em leitos críticos, sala de cirurgia e UTIs. Exigimos o esforço de todos”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)