Entenda o embarque prioritário no transporte coletivo e saiba como fazer

Como decidido no último final de semana, apenas trabalhadores dos serviços essenciais terão acesso ao transporte coletivo durante o horário de pico, das 05h45 às 07h15 pela manhã e das 16h45 às 18h15 a tarde. No entanto, é preciso que os passageiros façam seu cadastro emergencial na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo pelo site do embarque prioritário.

Haverá bloqueio eletrônico seletivo de cartões sitpass para impedimento de acesso aos ônibus, terminais e estações durante esses 90 minutos de manhã e à tarde. De acordo com a resolução da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) define que os ônibus podem circular com 50% da sua capacidade e há possibilidade e interdição pontual dos terminais de integração quando necessário.

Isso significa que o usuário que não se enquadrar dentro dos serviços essenciais, não terá acesso ao transporte coletivo nesses horários de pico determinados, tanto nas paradas quanto nas estações. Quanto aos demais trabalhadores, o acesso fica normal nos outros horários ao longo do dia. Em caso de dúvidas, a RMTC disponibilizou o 0800 648 2222.

Cadastro

O usuário que se enquadra na categoria de trabalhadores de serviços essenciais, deve acessar o site da RMTC, clicar na aba cadastro, preencher seus dados, e anexar o documento que comprove o trabalho em uma das categorias definidas pelos decretos do Governo do Estado, Decreto Estadual Nº 9.828, de 16/03/2021, e da Prefeitura de Goiânia, Decreto Municipal De Goiânia nº 1.757, de 07/03/2021.

Passo a passo do cadastro:

1. Entrar no portal da RMTC –  – por computador ou celular;
2. Preencher com os dados do CPF e o ramo de atividade essencial que deverá ser selecionado em uma lista;
3. Adicionar a imagem do documento de trabalho (carteira de trabalho, crachá ou declaração do empregador) – caso não tenha comprovação, o usuário deve escrever uma justificativa para o pedido;
4. Aceitar que leu e concorda com o termo de acesso e adesão;
5. Clicar em finalizar o cadastro – pronto! Está feito o cadastro para viajar nos horários de pico.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos