Um professor da de história da rede municipal de ensino é acusado de roubar documentos dos séculos XVIII e XIX que foram furtados do Arquivo Histórico do Estado de Goiás, em Goiânia. Segundo as investigações, Tayrone Zuliane de Macedo, de 41 anos, foi o responsável por pegar os documentos ilegalmente.
O delegado responsável pelo caso, Luciano Carvalho, falou sobre os documentos. “São milhares de documentos avulsos. Documentos policiais, mapas estatísticos, datada do século XIX. Ele era um pesquisador que tinha acesso freqüente ao local. A gente acredita que paulatinamente ele estava subtraindo os documentos”.
Ainda de acordo com as investigações, os documentos roubados serviriam de base para a tese de doutorado do professor. Tayrone frequentou o acervo entre 2005 e 2012 e sua pesquisa estava relacionada a criminalidade no planalto central. Para isso ele recolhia páginas que continham documentos sobre a polícia, seus dados e orçamento.
O pesquisador alegou que iria devolver os documentos após a conclusão da pesquisa. Ele irá responder em liberdade pelo crime de furto. De acordo com o delegado, a investigação durou cerca de cinco meses e teve colaboração de denúncias anônimas.