A Prefeitura de Goiânia decretou ponto facultativo nas repartições públicas nesta quinta-feira, 1, véspera do feriado de Sexta-Feira da Paixão. Assim, somente os serviços essenciais serão mantidos em regime de plantão, enquanto os demais órgãos públicos não funcionarão do dia 1º de abril até o dia 4. As atividades serão retomadas na próxima segunda-feira, 5.
Devido ao ponto facultativo e feriado, o expediente dos servidores que trabalham no Paço Municipal, do Park Lozandes, será encerrado nesta quarta-feira, 31. O decreto não se aplica às entidades públicas que, por sua natureza, exijam plantão permanente, por isso os serviços de urgência e emergência em saúde, fiscalização e coleta de lixo serão mantidos.
As unidades da Atende fácil terão atendimento na quinta-feira, 1, até às 12h, e fecharão na sexta-feira e sábado. O funcionamento será retomado na segunda-feira, 5. Já na saúde, os atendimentos de urgência e emergência continuarão acontecendo nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que funcionam 24 horas por dia, conforme classificação de risco, ou seja, com priorização das situações mais graves.
Para as situações de urgências e emergências em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população deve acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) mantém os trabalhos essenciais, como varrição, coleta de lixo orgânico. Os serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros serão feitos por escalas e o Cata-Treco vai atender na quinta-feira e no sábado.
Os atendimentos nos casos de queda de árvores e recolhimento de animais mortos também não sofrem interrupção. Os usuários poderão solicitar serviços pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou pelo WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.
A segurança dos prédios e logradouros públicos do município, como escolas, parques e unidades de saúde, continua sendo realizada diariamente pelos agentes da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM). O órgão disponibiliza o 153 e aplicativo Prefeitura 24 horas para denúncias de aglomerações e não uso de máscaras.