Explosão e tiroteio em agências bancárias de Mococa-SP

Na madrugada desta quarta-feira, 07, um  tiroteio em Mococa, no interior de São Paulo, deixou o município em pânico. Moradores filmaram  trocas de tiros e vários projéteis pelas calçadas da cidade. 

O prefeito da cidade, Eduardo Barison (PSD), em entrevista ao Hora 1, disse que os criminosos explodiram três agências bancárias, da Caixa, do Santander e do banco Mercantil, além de atirarem em lojas da região. Pelo menos uma pessoa ficou ferida levemente, um guarda municipal que foi ferido por um estilhaço de vidro.

“Agora está controlada a situação. Os bandidos explodiram três agências bancárias e atiraram em lojas, só para quebrar os vidros. Ninguém morreu. Apenas um guarda municipal ficou ferido, ele vigiava uma Unidade de Pronto Atendimento. Nós acreditamos que os ladrões confundiram a UPA com a base da polícia, que fica ao lado. O guarda está bem, fez apenas um corte na cabeça com um estilhaço de vidro”, afirmou o prefeito.

Segundo Barison, os criminosos fugiram por uma estrada que liga Mococa à cidade de Guaxupé, em Minas Gerais. O prefeito ainda contou na entrevista que os  bandidos explodiram os cofres dos bancos com dinamites.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram os tiroteios durante a madrugada. Em uma delas, é possível ver um criminoso armado na rua. 

Com informações do jornal Hora 1, da Globo.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp