Goiânia: segunda-feira tem início vacinação contra Influenza

Na próxima segunda-feira, 12, inicia campanha contra a Influenza (H1N1), de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, da Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS). A imunização para crianças, gestantes e puérperas acontecerá nas salas de vacina das unidades básicas de saúde que não estejam aplicando as doses contra a Covid-19. O horário de funcionamento dos locais é das 8h às 17h. Os profissionais de saúde serão vacinados por etapa, sendo os primeiros aqueles que trabalham em hospitais que internam pacientes com influenza.

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, faz uma alerta sobre o prazo entre a vacina contra a Covid-19 e a influenza. “A aplicação da H1N1 acontecerá de forma simultânea às doses da vacina contra a Covid-19, por isso, o Ministério da Saúde (MS) orienta que entre uma vacina e outra seja respeitado o prazo de 14 dias, sendo que a vacina contra a Covid-19 deve ser ministrada primeiro e somente depois a pessoa deve tomar a Influenza”.

Ele ainda reforça a importância da vacinação contra a influenza. “A adesão da campanha pela população continua sendo de suma importância para evitar complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus H1N1. Ainda mais neste momento de pandemia, em que devemos fazer de tudo para evitar a sobrecarga aos sistemas de saúde e oferecer proteção aos grupos que são mais vulneráveis,” afirma.

Neste ano, foram  incluídas crianças até 5 anos de idade na primeira fase, pois não fazem parte do calendário de vacinação da Covid-19, ao contrário dos idosos, grupo prioritário e que precisa do intervalo entre as duas vacinas.

Na primeira fase, serão vacinados os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, sendo 100.340 crianças, 15.844 gestantes, 2.604 puérperas e 77.383 trabalhadores da Saúde. Até o final da primeira etapa um total de 196.171 pessoas devem ser vacinadas em Goiânia e 470.976 mil devem ser imunizadas até o final da campanha.

A vacinação será realizada da seguinte maneira: as crianças serão atendidas por faixa etária, já as gestantes e puérperas por demanda espontânea. Trabalhadores da Saúde dos hospitais que atendem pacientes com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG)  serão imunizados em seus locais de trabalho e os demais em postos determinados pela SMS, por meio de agendamento no aplicativo Prefeitura 24 horas.

A vacina contra a H1N1 pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade, sendo contraindicada para aqueles que tiveram alergia grave a doses anteriores e/ou a ovos, pessoas com febre, sintomas gripais e/ou da Covid-19. Portadores da Síndrome de Guillain-Barré devem apresentar autorização por escrito do médico

Em 2020, a cobertura vacinal foi de 90,02%, com pouca adesão em crianças (55,43%).

Confira o calendário de vacinação contra a gripe H1N1 na primeira fase:

Crianças de 6 meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas:

12 a 16/04 – Crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas

19 a 23/04 – Crianças menores de 4 anos, gestantes e puérperas

26 a 30/04 – Crianças menores de 5 anos, gestantes e puérperas

03 a 10/05 – Crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas

Trabalhadores de Saúde:

12 a 16/04 – Trabalhadores de saúde dos Hospitais de grande porte que realizam internações para influenza e síndrome respiratória aguda grave;

19/04 a 10/05 – Demais trabalhadores de saúde. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp