Pandemia e a “escola do Século XXI”

O ano de 2020 foi um marco para a educação em todo o mundo. Deixamos de operar um modelo mais tradicionalista e praticamente de um dia para o outro fomos projetados para quase 10 anos (ou mais) à frente. Momento esse em que professores deixaram de ser simples ”expositores” de conteúdo e passaram a exercer o papel de mediadores digitais, assumindo papéis, como youtubers e/ou influenciadores.

Não podemos negar que esta transição repentina causou desconforto, inquietação e muitos questionamentos sobre os rumos da educação no nosso país; sobre o papel da escola e dos professores na vida dos alunos. Vivemos verdadeiros dias de disrupção na educação, que nos ofereceram muitas oportunidades de aprendizado, crescimento e mudança de mindset.

Penso ser relevante refletirmos sobre a contribuição da pandemia para a “escola do Século XXI” e, em especial, sobre o novo ensino médio, que de acordo com a Lei nº 13.415/2017 deverá ser implantado até o ano de 2022.

Esta reflexão perpassa por alguns questionamentos iniciais, tais como: No modelo de ensino tradicional é possível desenvolver as habilidades e competências estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular do novo EM? Os nossos adolescentes (Geração Z) conseguirão ficar seis horas ouvindo os professores ministrarem conteúdos em um esquema de aula tradicional? As escolas trabalham efetivamente com o olhar para o aluno e o desenvolvimento de suas habilidades e competências? Existe interdisciplinaridade nos componentes curriculares no sistema tradicional? O novo ensino médio contribui para tornar nossos jovens mais reflexivos e críticos? Se não fosse a pandemia estaríamos preparados para implantar as mudanças no ensino médio?

Todos esses questionamentos nos fazem pensar como o novo ensino médio traz mudanças significativas que incluem aumento da carga horária, uma nova organização curricular, a oferta de itinerários formativos que devem ser organizados a partir dos quatro eixos estruturantes (investigação científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Cultural e Empreendedorismo) e a implantação da base nacional comum curricular e o projeto de vida.

Vejo, portanto, o novo ensino médio como um celeiro de oportunidades para a comunidade acadêmica (escolas, professores e alunos) atender às demandas estabelecidas pelo mundo contemporâneo, para assim apoiarmos os jovens, bem como ensiná-los a se posicionar frente às complexidades decorrentes do período em que nos encontramos. Quem sabe dessa forma possamos reduzir o distanciamento entre escola e realidade, e consequentemente, entre educação e mercado de trabalho.

Artigo escrito por Itla José de Almeida – Coordenadora Administrativo e Pedagógica do Colégio ALFA.

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A crise moral da nova geração de médicos

Médico com máscara.

Por: SARA ANDRADE

Uma jornalista jovem de classe média tem livre circulação nos ambientes frequentados por pessoas com histórias relativamente parecidas: vivendo dentro dos seus vinte anos, formando-se na faculdade e começando carreiras no mercado de trabalho. Nesta bolha, destaca-se a quantidade de moças e rapazes que optaram pelo estudo da medicina.

Estão aí para provar as estatísticas: de 2000 para 2020, o número destes profissionais no Brasil mais que dobrou, passando de 230 mil para meio milhão, segundo resultados do estudo “Demografia Médica no Brasil 2020”, liberado pelo Conselho Nacional de Medicina em parceria com a Universidade de São Paulo.

As milhares de entregas de canudo, tão comemoradas, foram responsáveis por alargar a média de médicos a cada mil habitantes no país: de 1,4 para 2,4, colocando o Brasil no mesmo patamar de nações como Japão ou Polônia, e apenas décimos atrás dos Estados Unidos, com média de 2,6. O que os números não podem mostrar, no entanto, são os pormenores deste fenômeno. Aqui vale o ponto de vista de uma jovem jornalista, e o cenário não é tão simples quanto parece.

A medicina sempre carregou consigo seu bocado de nobreza. Curar doenças, tirar a dor das pessoas, aumentar o tempo e a qualidade de vida: de fato, o jaleco branco pode ser uma espécie metafórica de batina, numa profissão quase sacerdotal, sagrada. Não seria falta de noção falar até em “amor ao próximo”. Muitos jovens estudantes parecem ter esta ideia romântica em mente: ajudar as pessoas através do trabalho de suas vidas. Não é só um emprego: torna-se missão e vocação.

Enquanto isso, outros estudantes de medicina parecem perdidos pelo caminho. Atenção: este é um questionamento aos que em breve serão médicos! Você está verdadeiramente preparado para abrir mão de si, dos seus desejos e caprichos, em prol de um desconhecido? Muitas vezes, seus pacientes serão “impacientes”, inoportunos e sem educação (até porque podem estar sob o efeito de grande dor).

Você pode não ser agradecido, nem reconhecido ou elogiado. Quem sabe até injustiçado. Pense consigo, você pode suportar? Você quer suportar? A sua escolha deve ser como em um casamento: o padre sempre avisa da riqueza e da pobreza, da saúde e da doença: quem diz sim, o diz para tudo.

Com o prestígio do ofício, vêm os abutres. Quantos não estão cursando medicina pelo status social, pelo dinheiro prometido, ou ainda apenas pela experiência da vida festeira de universitário? Tudo isso pode estar no pacote, caso o amor também se faça presente. Sem amor primeiro, é tudo vazio neste coração de doutor. Assim, a indagação martela nas mentes: como um universitário interesseiro e exibido, que nunca se doou a nada, nem a ninguém, pode ser um bom médico? De onde tirará o amor que tudo suporta, que persevera? Ninguém pode dar o que não tem.

Seria possível que um estudante qualquer de medicina, na condição de escravo de aprovação, de likes em redes sociais, incapaz de reconhecer o esforço da família para formá-lo, que só se importa em figurar bem para os amigos nos ambientes sociais… seria possível que disso saia altruísmo, doação e abnegação de si? Doar-se não é lá tão impossível e atos como arrumar a própria cama já são ótimos sinais de ordem interior. A disciplina, a sinceridade, a submissão aos superiores, tão necessárias no dia a dia do médico: tudo isso começa pequeno, mostrando-se no dia a dia do estudante.

Se você não sente obrigação nenhuma para com ninguém, se o mundo inteiro (seus amigos, pais) está sempre errado e você certo, ou se a culpa de seus fracassos, ou más ações, nunca é sua, pobre vítima… falta-te o principal para ser um bom médico: o amor. E este só vem com maturidade, com a compreensão de que sua vida não é para você se entupir de si mesmo, mas um presente ao mundo: ao tiozinho da esquina que sofre, à criança resfriada e à fofoqueira insuportável do bairro. Desse modo, seus dias ganharão um sentido maior.

Muitos reduzem o sucesso na vida ao sucesso profissional. Nada mais equivocado! Quantos não são fracassados com contas bancárias gordas? Isso acontece porque sucesso verdadeiro é ter personalidade, maturidade. E isso só se alcança com consciência moral, que diferencia bem e mal, e que gera noção de dever. Mas o que será de uma geração de jovens médicos que tem horror à própria ideia de moralidade? De ordem? Ou com uma dificuldade imensa de compreender a necessidade de regras, de ritos… Serão eles ricos? É possível. E também miseráveis, porque imaturos e sem personalidade. No fim, ninguém é feliz assim, ou cumpre seu chamado no mundo, sua vocação.

Aliás, o que levaria um jovem médico a doar-se por alguém? Sem sombra de dúvidas, a certeza da dignidade da vida humana, e o conhecimento da sua transcendência. Infelizmente, esta geração tem receio até mesmo de dizer que uma vida humana vale mais que a vida de um papagaio, ou de uma lesma. Como amar o humano, se não se sabe o que ele é, ou quanto vale? Ingênuo pensar que um estudante imaturo e incapaz de amar tornaria-se imediatamente amoroso e dedicado pelo toque mágico do diploma em suas mãos.

Essa dinâmica se aplica a todas as profissões, mas o médico deve ser o primeiro da fila a entender a vida. Porque muitas vezes, ela está em suas mãos. Um bom exemplo a guiar os novatos de consultório pode ser São Lucas. Médico, artista e historiador. Com uma vida inteira doada ao conhecimento da verdade humana. Que a paixão pela beleza da existência também inspire você a cada dia, jovem médico, e te leve ao amor maior. Especialmente neste dia 18, dia do médico e de São Lucas, padroeiro da honrosa missão de curar.

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