COVID-19: Goiás recebe 187 mil novas doses de vacina

FOTOS: André Saddi

Na madrugada desta sexta-feira (16), Goiás recebeu uma remessa com 187.750 doses de vacina. Do total de doses, 111.70 são da CoronaVac e 76 mil são da AstraZeneca. Ás doses serão utilizadas para a vacinação da 1ª e 2ª doses em idosos.

Para primeira dose serão reservadas 114.955 vacinas. Já para o reforço, serão usadas 72.795 doses restantes. O estado vai reservar uma parcela para ser aplicada também em profissionais de saúde e da segurança pública.

Em coletiva na madrugada desta sexta feira (16), Ronaldo Caiado informou que até o fim do mês de abril poderá ser adiantado a vacinação até pessoas com 60 anos de idade.

“Acreditamos que alguns municípios chegarão a 62 anos, outros a 63. A média é essa. Temos a confirmação agora da chegada do IFA [Ingrediente Farmacêutico Ativo] ao Butantan e que não faltará IFA à Fiocruz”, afirmou o governador. “Seguimos com o prognóstico de que, até o fim do mês de abril, poderemos adiantar até as pessoas com 60 anos de idade”, projetou Caiado, sobre faixas etárias que ainda faltam ser vacinadas.

O governador informou ainda que as doses chegadas nesta madrugada vão acelerar a meta de proteger todos os idosos e, de forma gradativa, avançar para outros grupos prioritários e idades. “A partir daí, uma nova regra será colocar todos os pacientes com maiores comorbidades, os submetidos a tratamentos oncológicos e diálises, pessoas com síndrome de down e autismo”, detalhou durante a coletiva. “São pontos que vamos inserir após os 60 anos. Vamos atender em seguida as faixas cronológicas”.

Os imunobiológicos ficarão armazenados na capital e começarão a ser distribuídos na manhã desta sexta-feira, após conferência de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO). Serão distribuídas para 18 Regionais de Saúde que receberão a remessa e, em seguida, farão o repasse a todos os munícipios goianos. Com isso, será possível o retorno da primeira etapa em várias cidades que estão com campanhas interrompidas devido a falta de imunizantes.

Deste o começo das distribuições, o estado já recebeu 1.557.880 doses. Em levantamento apurado pela SES-GO referente à primeira dose, foram aplicadas 668.554 doses das vacinas contra o Covid-19 em todo o estado. Outras 197.157 serão utilizadas na segunda aplicação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp