Caiado pede a ONU que Brasil produza princípio ativo da vacina contra Covid

Na última sexta feira (16), o governador Ronaldo Caiado (DEM) pediu a Organização das Nações Unidas (ONU) que o Brasil e outros países fossem autorizados a produzir o ingrediente farmacêutico ativo (IFA) utilizado na vacina contra a Covid-19. A reunião aconteceu de forma virtual e contou com a participação da secretária-geral adjunta da ONU, Amina Mohammed, e governadores de outros estados brasileiros.

Atualmente, apenas países como China, Índia, Rússia e Estados Unidos tem permissão para fabricarem o princípio ativo. A sugestão do governador é que a produção ocorra mediante a pagamento de royalties.

Segundo o democrata, é inadmissível que somente quatro países possam fabricar o ingrediente para bilhões de pessoas. “Isso atrasa demais o processo de vacinação. Por isso a ONU precisa intermediar esse processo e garantir que possamos produzir o IFA mediante o pagamento de royalties” acrescentou o governador. A proposta foi aceita de forma positiva pela secretária-geral Amina Mohammed que declarou ser necessária a ação conjunta de todos.

De acordo com Marvolva Noleto, coordenadora da ONU no Brasil, o país será auxiliado com medicamentos, vacinas e ajuda humanitária.

A ONU também anunciou o repasse antecipado de quatro milhões de doses de imunizantes que fazem parte do consórcio Covax Facility, que devem chegar ainda no mês de abril. Outras quatro milhões de doses podem chegar no país em maio.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp