Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden recebeu uma carta aberta de 36 artistas, nacionais e internacionais, pedindo que não feche acordos com o Brasil sem antes dialogar com povos indígenas e comunidades tradicionais da Bacia Amazônica, com governos estaduais e a sociedade civil.
Na carta assinada por celebridades como Kate Perry, Roger Waters e Gilberto Gil, os artistas dizem compartilhar das preocupações de Biden “de que ações urgentes devem ser tomadas para enfrentar as ameaças à Amazônia, ao nosso clima e aos direitos humanos“, mas afirmam que “um acordo com o Bolsonaro não é a solução”.
“Desde que Bolsonaro assumiu o cargo em janeiro de 2019, a legislação ambiental foi sistematicamente enfraquecida e as taxas de desmatamento triplicaram. As terras indígenas, que são as mais protegidas da Amazônia, foram invadidas, desmatadas e queimadas impunemente. Os direitos dos povos indígenas, guardiões da floresta, foram violados por Bolsonaro e seu governo”, diz um trecho do texto.
Os artistas desejam que o presidente só libere fundos ao país quando “o desmatamento seja verdadeiramente reduzido, os direitos humanos sejam respeitados e a participação significativa da sociedade civil seja atendida”.