Nesta quinta-feira, 22, a Prefeitura de Trindade lançou o Projeto Compostagem, em solenidade realizada no auditório Prefeito Hilton Monteiro, no Centro Administrativo Municipal. A ação é uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, e a Faeg Jovem Trindade.
A compostagem transforma matéria orgânica, que seria lixo, em adubo natural, sem usar produtos químicos. O composto é feito a partir da mistura de restos de resíduos da feira de domingo, feita no Centro da cidade, esterco de vaca e folhagens de podas feitas por trabalhadores da prefeitura.
O material será misturado em um local específico na cabeceira da Estação Ecológica Barro Preto, no Setor Cristina. Já foram geradas duas toneladas de adubo orgânico.
A produção será destinada ao Centro de Convivência Vila Vida, Cespe (Centro Social Pai Eterno), MCM (Missão Cristã Mundial) e Rotary Clube Trindade, para adubar as hortas que produzem alimentos para cerca de 1.500 pessoas. A população também pode pegar o produto para usar nas plantas de casa.
“Moradores interessados podem ligar no telefone 3506-7054 e agendar um dia para retirar o adubo orgânico e cultivar uma horta em casa”, explica o presidente da Agência Municipal de Agricultura e Abastecimento, Esmeraldo Filho.
O prefeito Marden Júnior parabenizou toda a equipe. “O Projeto Compostagem, nascido aqui na nossa cidade, vai se tornar uma referência para todo o Estado. Isso nos traz a certeza de que estamos seguindo no caminho certo para o desenvolvimento do nosso município”, destaca o prefeito.
Durante o lançamento, foi assinado um termo de cooperação entre a Faeg Jovem Trindade e a Prefeitura Municipal para que continue sendo desenvolvidos projetos agroambientais no município.