Saúde amplia postos de vacinação contra gripe em Goiânia

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) disponibilizou mais 30 postos para última semana de vacinação contra a gripe, a partir desta segunda-feira (22). Até a próxima sexta-feira (26), 67 unidades de saúde atendem todos os membros dos grupos de risco que ainda não se imunizaram. Durante o mesmo período também serão vacinados a população carcerária e funcionários do sistema prisional, conforme cronograma.

Segundo a SMS, já foram vacinadas mais de 295 mil pessoas, entre idosos, crianças, grávidas, servidores da saúde, pessoas que sofrem de doenças crônicas e professores. O objetivo do órgão é imunizar ao menos 316 mil moradores da capital contra a doença.

O órgão alerta que aqueles que fazem parte dos perfis de risco e ainda não se vacinaram devem procurar um dos postos de vacinação entre 8h e 17h.

Vacina

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial de Saúde (OMS): A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Conforme dados do Ministério da Saúde, a vacina contra gripe reduz as complicações dos casos graves da doença. Além disto, de acordo com o órgão, a vacinação pode reduzir de 32% a 45% o número de pessoas internadas com pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações em virtude da influenza.

Fonte: G1/Goiás

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp