O ministro da Educação, Milton Ribeiro, gerou polêmica ao dizer, durante uma aula magna na Universidade Federal da Paraíba, na segunda-feira (26), que crianças não sabem ler, mas já sabem colocar uma camisinha. A fala do ministro critica o estudo de gênero nas escolas, e repercutiu nas redes sociais.
“O presidente da República pediu para mim: ‘Milton, cuide das crianças’. Professora Ludmila, crianças com nove anos, dez anos, não sabe ler (sic). Sabe tudo, com respeito a todas as senhoras aqui presente, sabe até colocar uma camisinha, mas não sabe que ‘b’ mais ‘a’ é ‘ba’”, disse o ministro.
Ribeiro ainda citou o caso de quando retirou questões de gênero do edital do livro didático, afirmando que o Tribunal de Contas da União decidiu favorável a ele. O ministro alega ser necessário “dar um basta nisso”.
“Onde já se viu, começar a discutir esses assuntos… Não que eu sou contra as discussões desses assuntos, respeito a orientação de todos, mas acho que a gente não tem o direito de violar a inocência de uma criança nessa idade de 6 a 10 anos trazendo questões”, considerou Ribeiro.