O cinema teve seu pontapé inicial no Brasil em 1896, quando foram exibidos no Rio de Janeiro uma série de filmes curtos retratando o cotidiano nas cidades europeias. Depois dessa primeira exibição, o país construiu uma história rica e variada, que atravessou muitas fases e conquistou reconhecimento ao redor do mundo. Ao longo de seus diferentes períodos históricos, as obras cinematográficas brasileiras acompanharam e incorporaram influências do contexto social, econômico, cultural e político do país.
Com isso nasceram os classicos filmes do cinema Brasileiro e o nossos atores e filmes passaram a ser vistos e premiados mundialmente, Assim pra você fugir do novo confira os 10 melhores filmes antigos para você assistir
Por: Barbara Zani
10-Cabaret Mineiro (1984)
O filme dirigido por Carlos Alberto Prates Correia traz as aventuras libertinas de Paixão, que conhece seu amor durante uma viagem de trem pelo norte de Minas, mas a perde e sai à sua procura.
9- À Meia-Noite Levarei Sua Alma (1964)
Um dos melhores trabalhos de Zé do Caixão, o filme de 1964 tem em seu enredo um coveiro que pretende gerar o filho perfeito para continuar seu legado. Também foi premiado em diversos festivais internacionais de cinema.
8-Ópera do Malandro (1978)
Esse musical foi adaptado da peça teatral homônima escrita por Chico Buarque. O filme explora o estereótipo do carioca boêmio nos anos 40, sempre muito alegre e com ótima lábia. Além do roteiro, o filme conta com o impecável Chico Buarque que também compôs todas as 15 músicas apresentadas no filme.
7- O Padre e a Moça (1966)
Lançado em 1965, conta a história de um padre que se apaixona por uma mulher prometida em casamento a um rico comerciante local. Também foi muito premiado e chegou a ser indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim
6- Jeca Tatu (1914)
Nesse filme o gênio Mazzaropi interpreta um dos mais famosos personagens de Monteiro Lobato: o caipira que vai parar na cidade grande e fica maravilhado e perdido ao mesmo tempo. Filmado em 1959, foi o 10º dos 33 filmes do ator
5- Um Pistoleiro Chamado Papaco (1986)
É um dos diversos clichês de faroeste para contar a saga de Papaco, que sai andando por aí arrastando um caixão com mercadorias que pretende negociar. O filme, que conta até com cenas de sexo explícito, é considerado cult hoje em dia.
4- Matou a Família e Foi ao Cinema (1969)
Apontado pela crítica como um dos melhores filmes nacionais já produzidos, o longa de 1969 traz curiosos relatos intercalados após o protagonista matar os pais a navalhadas e ir tranquilamente ao cinema. Em 1991 o filme ganhou um remake.
3- Eles não Usam Black-tie (1981)
O filme de 1981 conta a história de um operário que é obrigado a furar a greve encabeçada pelo próprio pai. Muito premiado internacionalmente, acabou levando o Leão de Prata no Festival de Veneza.
2- Assalto ao Trem Pagador (1962)
Explorando um fato real ocorrido dois anos antes, o filme lançado em 1962 oferece aos espectadores sua versão sobre o famoso roubo. Com Reginaldo Faria e Grande Otelo no elenco, foi um sucesso de crítica e abocanhou prêmios mundo afora.
1- Toda Nudez Será Castigada (1965)
Sob direção de Arnaldo Jabor, o filme de 1972 narra a história de um viúvo bastante conservador que acaba se apaixonando por uma prostituta e sobre como isso destrói sua vida. Vencedor de vários festivais, foi baseado na peça de mesmo nome escrita por Nelson Rodrigues